sexta-feira, 21 de março de 2014

A FAMÍLIA INSTITUÍDA POR DEUS

Pr Dinelcir de Souza Lima
O que é a família? Ou, como deve ser composta uma família? Nos dias atuais, principalmente em nosso país, está cada vez mais difícil de definir família. Políticos e profissionais de comunicação, principalmente da TV de maior audiência em nosso país, se empenham em deteriorar o conceito de família e, consequentemente, fazer desaparecer a família como foi instituída por Deus.
Há um projeto de lei tramitando no Congresso que, dentre outras aberrações, tenta retirar dos registros de nascimento as expressões “pai” e “mãe”, isto porque a “justiça” brasileira já está começando a permitir que dois homens ou duas mulheres adotem filhos como se fosse um casal, em uma demonstração de loucura total, já que casal é a união entre um macho e uma fêmea.
A mídia incentiva isso e muitas outras deturpações da família, principalmente através de telenovelas que insistem em inculcar verdadeiras aberrações na mente do povo como se tudo fosse muito natural. A TV criou e divulga insistentemente o conceito de “diferente, mas normal” e difunde coisas que não são naturais como se fossem apenas diferentes. Não é normal uma criança ser criada por “um casal” de dois homens ou por duas mulheres. É diferente e anormal.
Como a família é o primeiro grupo comunitário de uma sociedade, a célula matricial, os iníquos tentam levar a iniquidade até a totalidade da sociedade, literalmente detonando a família. Crianças criadas e instruídas por pessoas de costumes fora dos padrões divinos e, portanto, pecaminosos, dificilmente conseguirão romper os costumes e ideias adquiridas e se converter a Jesus Cristo. Além disso, em pouco tempo haverá uma sociedade totalmente corrompida pelo pecado e a convivência dos crentes em Cristo, a pregação do evangelho da salvação, será cada vez mais difícil.
No fundo espiritual de tudo isto está uma atividade das hostes espirituais malignas para levar cada vez mais pessoas à perdição.
O que precisamos fazer? Primeiramente precisamos conhecer com convicção bíblica o padrão de família instituído por Deus.
I. A FAMÍLIA FOI INSTITUÍDA POR DEUS A PARTIR DE UM MACHO E DE UMA FÊMEA – Gênesis 1:27,28;2:18.
Deus criou o ser humano como um macho e uma fêmea. Não criou dois machos, nem criou duas fêmeas, nem criou um hermafrodita. O próprio Deus disse que não era bom que o homem estivesse só e, por isso, criou uma mulher para ele. Não criou outro homem. Há pouco tempo “correu” na internet um desenho de duas tomadas elétricas, uma para encaixar e outra para ser encaixada e, acima do desenho, vinha a seguinte frase: “Deus criou um macho e uma fêmea, o que passa disso é gambiarra.” Achei interessante porque, realmente, uma gambiarra é uma adaptação. O que o ser humano tem criado há muito tempo, são adaptações grotescas e antinaturais do que Deus instituiu.
Depois de criar o ser humano, Deus os abençoou como macho e fêmea e, tendo abençoado, disse que frutificassem (produzissem filhos) e se multiplicassem enchendo toda a terra. Os filhos são o complemento da família e, conforme o que Deus criou, devem ser formados a partir de um casal. Foi assim que a terra foi povoada e é assim que o ser humano continuará se multiplicando. Não será através do relacionamento de dois homens ou de duas mulheres que os filhos serão gerados, mas será sempre a partir de um homem e uma mulher, mesmo que através de inseminações artificiais.
II. A FAMÍLIA FICOU RESPONSÁVEL POR GUARDAR O MUNDO DO MAL – Gen. 2:15; 3:1-7
Depois de plantar o jardim do Éden, Deus colocou o ser humano ali para lavrá-lo e guardar. Mas, guardar de que? O mal ainda não estava no mundo, aparentemente, não havia de que guardar o jardim. No entanto o mal já estava no universo e havia a possibilidade de entrar no mundo através do próprio ser humano. Havendo Deus criou o ser humano como homem e mulher, e ordenado que produzissem filhos, compreendemos, por lógica, que a guarda do mundo contra o mal estava na responsabilidade da família.
Infelizmente a família falhou e o mal entrou através do primeiro casal e se propagou através de seus filhos também. Um filho matou seu próprio irmão, um descendente matou um jovem que pisou seu pé, a violência e a imoralidade sexual tomou conta da terra até que Deus teve que destruir toda a humanidade, preservando a vida somente de uma família, a de Noé. Novamente Deus colocava na família a responsabilidade de guardar o mundo do mal. Mas logo um filho desonrou a seu pai e teve que ser amaldiçoado, dando origem a povos distanciados de Deus, os cananitas, que povoaram a terra de Canaã e aos quais Deus, depois, mandou que fossem destruídos.
As famílias cristãs precisam ser constituídas como Deus estabeleceu; as famílias cristãs precisam estar atentas para se guardarem do mal. Não podem se deixar levar pelo caminho dos ímpios, que se embruteceram e se tornaram loucos (Jeremias 10:2,8).
III. A FAMÍLIA É RESPONSÁVEL PELA GUARDA DOS MANDAMENTOS DE DEUS – Deut 6:1-9
O mal entrou no mundo, o mundo se deteriorou tornando-se má a imaginação do homem desde a meninice (Gen 8:21) e nada mais pode ser feito,  a não ser os crentes se guardarem e pregarem o evangelho da salvação com a finalidade de que alguns sejam salvos (Judas 20-23).
Os crentes precisam se guardar individualmente, caso sejam isolados das famílias como salvos por Jesus Cristo, mas precisam se guardar como famílias se estão em família convertida ao Senhor Jesus Cristo. Os que desejam constituir família precisam fazer propósitos de constituírem dentro dos princípios de Deus, com a finalidade de serem realmente felizes e de fazerem parte de famílias que guardem os mandamentos de Deus.

Deus ordenou que seus mandamentos fossem guardados e o fossem pela família. Disse ao seu povo: “Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.” Toda a família precisa ser levada a amar ao Senhor Deus de todo o coração, e de toda a alma, e de todas as forças. As palavras ordenadas por Deus precisam ser inculcadas nos filhos em todo o tempo da convivência familiar, e isto pelos pais e avós. Em Efésios 6:4 lemos que os pais devem criar seus filhos na disciplina (paideia no grego) e admoestação do Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário