terça-feira, 30 de setembro de 2014

O QUE É O INFERNO

Para sabermos o que é o inferno é necessário que nos esvaziemos de todos os conceitos humanos que, de alguma maneira, vieram até nós e ficaram em nossas mentes. Alguns dos conceitos mais comuns são: “O inferno é aqui mesmo”; “o inferno é um estado de espírito”; “o inferno é o isolamento completo”; “o inferno é a falta de Deus”; “o inferno não existe e é apenas uma figura de linguagem”; “o inferno é a extinção da alma”. Tais conceitos nem sempre estão isolados em pensamentos de algumas pessoas individualmente, porém alguns fazem parte de doutrinas religiosas e, algumas, que se dizem cristãs. Por isso estão cada vez mais penetrando igrejas batistas e arregimentando muitos adeptos que, por sua vez, as propagam, minando cada vez mais a nossa fé em Jesus Cristo. Digo isto porque se não crermos em algo que Jesus ensinou, fatalmente entramos pelo caminho da incredulidade em suas palavras.
Vejamos, então, o que Ele ensinou a respeito do que seja o inferno.
O INFERNO É UM LUGAR
O Senhor Jesus deixou muito claro que o inferno é um lugar. Na parábola do rico e Lázaro, o rico é encontrado em um lugar (Lucas 16:23), inclusive tendo a visão de outro lugar ao longe, onde estava Lázaro. É um lugar onde pessoas são lançadas (Mateus 18:9). Jesus nunca ensinou que o inferno é um estado de espírito, nem sofrimentos pelos quais as pessoas passam já neste mundo, porém que é um lugar.

1. É um lugar que foi preparado para o diabo e seus anjos – Mat 25:41. O inferno não foi preparado para o ser humano. Quando Deus fez o homem fez para que vivesse eternamente. O pecado tornou o ser humano semelhante ao diabo, no sentido da soberba, do desprezo à palavra de Deus e da condenação ao sofrimento eterno. Por isso, ao passar pela morte, o ser humano é lançado no inferno.
2. É um lugar de muito sofrimento – Interessante pessoas brincarem com a realidade do inferno, ou não se importarem com a possibilidade de irem para o inferno. Jesus sempre ensinou que é um lugar de sofrimento eterno. Observe-se, por exemplo:
a) Há fogo eterno no inferno, um fogo que nunca se apaga (Mat 5:22; Marcos 9:45: Mat 25:41). O ensinamento de Jesus é literal. Ele fala de fogo mesmo, de fogo que queima e não há como relativizar o que Ele definiu.
b) Há sofrimento para a alma e para o corpo (Mat 10:28). Esta palavra de Jesus demonstra que o sofrimento não é somente da alma, porém que é um sofrimento físico também. Além disso, demonstra que é um lugar onde o ser humano é lançado em sua formação completa, corpo e alma.
c) Há tormento – Lc 16:23,24,25. No versículo 23 a palavra grega utilizada é basanos que significa ser torturado, porquanto originalmente se referia a um instrumento de tortura; nos versículos 24 e 25, a palavra grega utilizada é odunao, que faz referência a dor intensa, extrema agonia. Isto significa que o fogo é literal e, como é natural do fogo, causa tortura, dor intensa, extrema agonia. O tormento no inferno é tão grande que muitas vezes, no Novo Testamento, é chamado de geena, uma denominação do vale de Hinon, lugar onde o povo de Deus havia construído altares a Moloque, deus pagão, e onde queimavam seus filhos, lançando seus corpos queimados no fundo do vale, e onde, também, o povo passou a jogar tudo quanto era espécie de lixo, inclusive corpos de animais mortos.
3. O inferno é o lugar da segunda morte. Em Apocalipse 21:8 lemos: “Mas, quanto aos medrosos, aos incrédulos, e aos imundos, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.” É o lugar onde as pessoas sofrem as agonias da morte por toda a eternidade, onde são encerradas, nos lugares mais profundos do universo, por toda a eternidade. E os que enfrentam a segunda morte são aqueles que não são purificados dos seus pecados, nem regenerados para uma nova vida em Cristo. Ou seja, aqueles que não creram em Jesus Cristo como o Salvador, o Filho de Deus que concede a vida eterna. Não creram porque foram medrosos, ou porque não colocaram a sua fé em Jesus Cristo, impedidos por escolherem continuar com a natureza de pecado, tendo prazer nos sentimentos ou nas práticas pecaminosas.
4. O inferno é um lugar sem saída. Em Lucas 16:26 lemos o ensinamento de Jesus: “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá.” O ser humano criou uma fantasia religiosa pensando que há possibilidade de alguém sair do inferno e ir para o céu. Porém Jesus ensinou que isso é impossível. Uma vez lançado no inferno, encerrado no inferno para sempre. Não há possibilidade de absolvição para quem foi lançado no inferno. Se alguém desejar ser absolvido, tem que ser enquanto está vivo, enquanto não enfrenta a primeira morte, através do reconhecimento de pecado, do arrependimento e da entrega de vida a Jesus Cristo como único Salvador.
O INFERNO É POVOADO POR PESSOAS QUE NÃO CRÊEM EM JESUS CRISTO
Em João 3:18 Jesus declara que quem não crê no Filho já está condenado. Em Mateus 25:41 ensina que os condenados são enviados para o fogo eterno, para o inferno; e, em Mateus 23:33 exclamou aos que o rejeitavam: “Serpentes, raças de víboras, como escapareis da condenação do inferno?”  Isto significa que os que não creem em Jesus Cristo como Salvador são as pessoas que povoam o inferno. Não há crentes em Cristo no inferno, porque os que creem nEle não são condenados. Não há como se pensar que o inferno é um lugar comum, para onde vão tanto crentes quanto não crentes em Jesus Cristo.
É UM LUGAR EM QUE PESSOAS SÃO LANÇADAS POR DEUS
       Quase que naturalmente podemos pensar que o diabo é quem lança pessoas no inferno. Não é. A Bíblia não ensina assim. Ele influencia, tenta, trabalha para que pessoas percam seus padrões morais, acima de tudo, para que não cheguem à fé em Jesus Cristo como Salvador. Porém, quem lança no inferno é o próprio Deus. Quando lemos somente o texto de Lucas 12:4,5 temos a impressão de que Jesus estava falando a respeito do diabo. No entanto, quando lemos “Ao som da sua queda, fiz tremer as nações, quando o fiz descer ao inferno com os que descem à cova...” em Ezequiel 31:16, e “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo”. No final de todas as coisas, no juízo final, o diabo será lançado no inferno, e será Cristo quem fará isso, aquele que tem a chave do inferno (Apoc 1:18).
CONCLUSÃO
Não sabemos onde, mas o inferno é um lugar que é o oposto do céu. O céu é maravilhoso, o inferno é horrível; no céu há paz perfeita, no inferno há sofrimento eterno; no céu há consolações, no inferno há tormentos; no céu há a presença de Deus e de seu Filho Jesus Cristo, no inferno haverá a presença do diabo e seus anjos; no céu os salvos estão e estarão com o Salvador, no inferno os condenados estão e estarão com o tentador.
Certamente que é de bom senso escolher ir para o céu e nunca ir para o inferno. É de bom senso entregar a vida a Jesus Cristo, aquele que leva para o céu e rejeitar completamente as influências do tentador e a vida de pecado que é inerente a todos aqueles que não são regenerados por Jesus Cristo.

4 comentários:

  1. O que acontece com o ser humano prefere absorve tudo aquilo que acha ser bom ou seja no pensamento dele a palavra de Deus e aquilo que ele pensa

    ResponderExcluir
  2. A Palavra de Deus está escrita e é imutável. Os ensinamentos de Cristo são Palavra de Deus. Se uma pessoa abandona a Palavra de Deus escrita e, consequentemente, os ensinamentos de Jesus, colocando a sua própria palavra e pensamentos como se fossem Palavra de Deus, pratica iniquidade e, logicamente se perde em seus próprios pensamentos. Como não importa o que uma pessoa pensa, porém o que realmente é, ela se perde no caminho espiritual e seu destino será, indiscutivelmente, o inferno.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem,bela resposta!só Jesus tem a chave do céu e do inferno,cabe agente se livrar do vil tentador e das armadilhas dele.'tudo posso naquele que me fortalece'..Jesus meu salvador

    ResponderExcluir