terça-feira, 7 de abril de 2015

IGREJA, A CASA DE DEUS

Um dia o rei Davi desejou construir uma casa para Deus. Sentia-se incomodado porque tinha a sua própria casa feita de cedros e a arca de Deus estava em uma tenda (2Sm 7.2). Falou ao profeta Natã do  seu desejo de construir uma casa para Deus e recebeu como resposta um incentivo para que fizesse tudo o que estava em seu coração porque, disse Natã, “o Senhor é contigo.”
Mas, não era isto que estava no coração de Deus e mandou mensagem a Davi dizendo que nunca requereu a construção de uma casa para Ele e que nunca havia deixado de estar com o seu povo. Anunciou que o filho de Davi lhe construiria uma casa. Davi ofertou o material para a construção e Salomão, realmente, construiu o templo para Deus.
Durante o período do Antigo Testamento a casa de Deus foi o templo de Jerusalém. Naquele lugar eram prestados os cultos e, até determinado tempo, era onde Deus se manifestava durante o culto sacrificial.
O Senhor Jesus veio ao mundo, estabeleceu o Novo Testamento, abriu caminho direto para a presença de Deus colocando-se como mediador, único sacerdote e o templo, até certo tempo ainda utilizado pelos judeus, inclusive convertidos a Cristo, foi completamente destruído pelos romanos. Aparentemente Deus ficou sem casa e, de fato, no cristianismo, o templo único, como lugar de adoração, deixou de existir. Jesus estabeleceu a sua igreja inicialmente em Jerusalém que, em pouco tempo, foi se espalhando pela face da terra. Cristãos passaram a se reunir como igrejas de Cristo em diversos lugares. No próprio templo de Jerusalém antes de ser destruído, em residências particulares, em escolas, em lugares ao arlivre e, até mesmo, em catacumbas. Aos poucos, em determinados lugares onde igrejas permaneciam se reunindo, foram sendo construídos lugares especiais, separados, para as reuniões das igrejas que, sob a influência do catolicismo (um sincretismo de romanismo, judaísmo e cristianismo) passou-se a denominar esses lugares especiais de templos.
Surgiu, então, a ideia de que os edifícios eram “casas de Deus”. No entanto, Deus continuou não habitando em lugares feitos por mãos de homens, mas habitando nos crentes em Cristo através da habitação do seu Santo Espírito.
Escrevendo a sua primeira carta a Timóteo o apóstolo Paulo diz que a igreja é a casa de Deus (1Tm 3:14) e podemos, assim, compreender que Deus realmente habita entre os crentes em Cristo, nas suas próprias igrejas. Não nos templos, nos edifícios construídos por mãos de homens, mas nas congregações dos crentes em Cristo Jesus.

Sendo assim, precisamos valorizar as igrejas de Cristo, precisamos reverenciar a presença de Deus em suas igrejas, precisamos desenvolver a fidelidade a Deus e, consequentemente, a seu Filho Jesus Cristo. Precisamos reconhecer que somos coluna e suporte da verdade de Deus e agir como tais. Precisamos lutar pela manutenção das características da casa de Deus nas suas igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário